Vivência Doce no Meliponário Educacional
No dia 29 de maio de 2025, a Asflora realizou a atividade “Vivência Doce”, que abriu oficialmente a programação da Semana do Meio Ambiente, no Meliponário Educacional, localizado no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba (PA).
A atividade contou com a participação de 105 pessoas, que puderam vivenciar experiências práticas relacionadas à meliponicultura, à conservação ambiental e à importância das abelhas para os ecossistemas.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de:
- Degustar méis de diferentes territórios do estado do Pará, compreendendo suas características sensoriais e a relação com a flora local.
- Conhecer as diferenças entre os méis de abelhas sem ferrão e os de abelhas com ferrão, tanto em aspectos sensoriais quanto em composição e propriedades.
- Aprender sobre o manejo racional das abelhas sem ferrão, uma prática que contribui para a conservação da biodiversidade e gera alternativas de renda sustentável.
- Refletir sobre o papel das abelhas na manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e da segurança alimentar.
A realização da Vivência Doce contou com a colaboração de parceiros essenciais para o fortalecimento da cadeia da meliponicultura e da conservação ambiental. A Asflora agradece à Kamila Leão, pela cessão da exposição dos méis e dos materiais didáticos, à Karina Leão, e às meliponicultoras Antônia Aleixo, Joelma Trindade e Rosiclei Lucena, pelo compromisso e dedicação diária na preservação das abelhas sem ferrão e na promoção da meliponicultura no estado do Pará.
A Semana do Meio Ambiente da Asflora segue com uma série de atividades que visam promover a educação ambiental, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento de práticas sustentáveis no território amazônico.