Skip to content
Asflora

Asflora

Menu
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa Historia
  • Nossos Projetos
    • Educação Ambiental
      • Educam
      • Meliponário Educacional
      • Teatro de Floresta
    • Capim-santo: Saberes ancestrais da floresta
    • Oficinas e Palestras
    • Sistema Miyawaki
      • Akira Miyawaki
  • Participe
    • Adote uma árvore
    • Faça uma doação
    • Seja um voluntário
  • Contato

Semana Meio do Meio Ambiente Dia 1

Vivência Doce no Meliponário Educacional

No dia 29 de maio de 2025, a Asflora realizou a atividade “Vivência Doce”, que abriu oficialmente a programação da Semana do Meio Ambiente, no Meliponário Educacional, localizado no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba (PA).

A atividade contou com a participação de 105 pessoas, que puderam vivenciar experiências práticas relacionadas à meliponicultura, à conservação ambiental e à importância das abelhas para os ecossistemas.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de:

  • Degustar méis de diferentes territórios do estado do Pará, compreendendo suas características sensoriais e a relação com a flora local.
  • Conhecer as diferenças entre os méis de abelhas sem ferrão e os de abelhas com ferrão, tanto em aspectos sensoriais quanto em composição e propriedades.
  • Aprender sobre o manejo racional das abelhas sem ferrão, uma prática que contribui para a conservação da biodiversidade e gera alternativas de renda sustentável.
  • Refletir sobre o papel das abelhas na manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e da segurança alimentar.

A realização da Vivência Doce contou com a colaboração de parceiros essenciais para o fortalecimento da cadeia da meliponicultura e da conservação ambiental. A Asflora agradece à Kamila Leão, pela cessão da exposição dos méis e dos materiais didáticos, à Karina Leão, e às meliponicultoras Antônia Aleixo, Joelma Trindade e Rosiclei Lucena, pelo compromisso e dedicação diária na preservação das abelhas sem ferrão e na promoção da meliponicultura no estado do Pará.

A Semana do Meio Ambiente da Asflora segue com uma série de atividades que visam promover a educação ambiental, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento de práticas sustentáveis no território amazônico.

Archives

Meta

  • Acessar

Asflora 2025 . Powered by WordPress